Pilotar na trilha requer diferentes habilidades e cuidados em relação às pistas, com uma experiência completamente diferente. Buracos, costelas, troncos caídos, pedras, raízes, travessia de rios, lama, poças, etc. Curvas cegas e fechadas são regra e retas longas para abrir o acelerador fazem a adrenalina bombar. Mas é bom saber de certas regras para não ser o piloto que faz com que todos os outros do grupo pareçam idiotas ou que acabe com o dia da turma. Seja respeitoso com os não-pilotos que podem estar na trilha por diferentes razões e também com outros pilotos. Choques frontais entre piilotos e outros que usam a trilha são mais comuns do que você imagina.
Em resumo, pilotar por trilhas é mostrar respeito pela terra e pelas pessoas que a usufruem. Todas estas dicas são questão de bom senso. Divirta-se e seja responsável
1-Pontos cegos
Árvores, arbustos e curvas cegas escondem outros pilotos, animais ou pessoas caminhando. Não entre na curva como se fosse uma pista de MotoCross. Seja cauteloso nos pontos cegos e quando cruzar com uma situação onde você não consiga ver a frente no que você considera uma distancia segura para pilotar, reduza, porque nunca se sabe o que pode estar vindo do outro lado. Isto também serve para pequenos morros onde você não consegue enxergar do outro lado. Imagine duas motos acelerando tudo para passar um morro nos dois lados.
2-Redutor de Ruido
As motos de cross são barulhentas por natureza, o que faz parte da adrenalina de acelerar. Caso esteja pilotando em propriedade privada com ou sem o consentimento do proprietário, procure instalar um dispositivo silenciador no escapamento. Tenha respeito com quem não tem nada a ver com a sua diversão. Lembre daquele motoboy com escapamento aberto acelerando tudo do seu lado no trânsito.
3-Conheça os sinais de mãos
Se você esta pilotando em grupo, sinalize para quem vem do lado oposto quantos pilotos vem atrás de você, isto é responsabilidade de quem esta na frente do grupo e também dos outros. Por exemplo, se você esta num grupo de cinco e é o líder, sinalize com quatro dedos, o próximo piloto deve sinalizar com três e assim por diante até o ultimo, que deve levantar o punho fechado. Todos do grupo devem levantar a mão direita também quando se aproximam de outros que estejam na trilha, para reduzir a velocidade.


4-Reduza
Pilotar uma moto de cross pede por um acelerador no ultimo. Não se engane, tem lugar e hora para diversão mas em trilhas estreitas, trilhas cheias ou com muitos obstáculos com certeza não é a hora. Você pode machucar a si e a outras pessoas. Reduza quando se aproximar de tráfego e sim, caso algum outro piloto mais rápido ou um grupo mais rápido queira passar, deixe.
Pilotar devagar é especialmente importante se você esta com crianças ou iniciantes. Eles provavelmente não são tão rápidos e habilidosos quanto você e se quiserem te acompanhar podem se machucar.
Implemente a regra do silêncio quando se aproximar de áreas residenciais ou acampamentos, para não levantar poeira, atirar detritos que podem danificar algo ou machucar alguém e para não exagerar no barulho. Respeito acima de tudo.
Pilotar devagar é especialmente importante se você esta com crianças ou iniciantes. Eles provavelmente não são tão rápidos e habilidosos quanto você e se quiserem te acompanhar podem se machucar.
Implemente a regra do silêncio quando se aproximar de áreas residenciais ou acampamentos, para não levantar poeira, atirar detritos que podem danificar algo ou machucar alguém e para não exagerar no barulho. Respeito acima de tudo.
5-Bifurcações
Espere até que todos os membros do grupo se reagrupem a não ser que todos saibam o destino e tenham mapas para se guiarem. Aproveite este momento para checar se todo mundo esta bem e se alguém quer descansar um pouco antes de prosseguir.
6-Preparação é o segredo
Acidentes acontecem. Todos os pilotos devem ter um kit de primeiros socorros para o piloto e para a moto.
Se você esta em um grupo, antes de sair combine um local para reagrupar caso alguém se perca e ao primeiro sinal de alguém perdido, siga para o local determinado. Procure combinar em um local conhecido onde o piloto perdido possa pedir informações para outros pilotos ou moradores locais.
Se você esta em um grupo, antes de sair combine um local para reagrupar caso alguém se perca e ao primeiro sinal de alguém perdido, siga para o local determinado. Procure combinar em um local conhecido onde o piloto perdido possa pedir informações para outros pilotos ou moradores locais.
Algumas trilhas são propicias para cavalos também. Cavalos e seus donos tendem a não gostar de Motos de Cross barulhentas e é um problema comum de relacionamento na trilha ou estradas de chão. Mostre respeito e sempre de a preferência logo que avistar. Se possível, encoste na trilha e desligue a moto. Alguns cavalos se assustam com o barulho das motos e podem perder o controle.
Lembre-se que muitas trilhas foram abertas a cavalo e se não fosse por eles a trilha não existiria. Não fique surpreso com trilhas fechadas para motos justamente pela falta de educação de alguns pilotos.
Lembre-se que muitas trilhas foram abertas a cavalo e se não fosse por eles a trilha não existiria. Não fique surpreso com trilhas fechadas para motos justamente pela falta de educação de alguns pilotos.
8-Mantenha limpa
Não deixe seu lixo para outros juntarem pelo caminho, ou pior, para que a natureza tente dar conta de sua preguiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário