terça-feira, 7 de julho de 2015

Treinos para Motocross: APRENDA COMO FICAR RÁPIDO!


Muitos pilotos iniciam no motocross com uma moto nova, todos os equipamentos de segurança de primeira linha e vão direto para as pistas acelerar, mas ficam por meses andando e não conseguem uma evolução satisfatória na pilotagem, por isso resolvemos criar este artigo sobre alguns treinos para motocross que são utilizados nos cursos de pilotagem de moto, onde iremos passar modelos de treinos que podem ser aplicados com facilidade e terão um resultado positivo em pouco tempo.

Tipos de treino para motocross

Treino de aquecimento (Warm-up):

Sempre que o piloto entrar na pista é importante que faça uma bateria de aquecimento de 10 à 15 minutos de duração com um ritmo moderado, como se andasse à 80% de toda sua capacidade, aproveitando para reconhecer a pista, criar novos traçados em curvas, saltos e o mais importante, para trabalhar todos os músculos do corpo, preparando para a próxima bateria onde vai se sentir mais solto na moto, evitando que sinta “travado” durante o resto do dia de treino e ainda prevenindo possíveis lesões.

Treino de resistência:
Se estiver começando no esporte, voltando de lesão ou procurando melhorar o preparo físico, os treinos de resistência que irão te ajudar a conseguir andar por mais tempo com o mesmo ritmo.
A duração do treino vai depender muito do nível do piloto e o objetivo que deseja alcançar, variando de 25 minutos para um piloto amador que pretende apenas “brincar” com a moto até 35/40 minutos para um piloto que deseja competir profissionalmente, nos treinos de resistência os pilotos andam em um ritmo forte, próximo do limite de cada um, procurando manter o tempo de volta sem grande variação (de 1 à 2 segundos de diferença) por toda a bateria.
Sendo importante o piloto variar sempre os trilhos que anda na pista sem deixar o seu tempo variar muito, não andando como um trem sempre nas mesmas linhas, pois se tiver um piloto à frente no trilho principal, ele conseguirá passar por outro trilho, mantendo o ritmo do treino.

Treino motocross de velocidade:

Ao chegar em um nível de preparo físico que se sinta bem, é hora de ficar mais rápido na pista, para este tipo de treino é bom escolher um dia que não esteja cansado e a pista em boas condições. Nos treinos de velocidade o piloto deve dar o seu melhor, procurando sempre elevar o limite e baixar os tempos de volta na pista.
Treino de velocidade 1/1:
Comece com 1 volta rápida no máximo e 1 volta devagar (60% do seu melhor), repita essa série 15 vezes, anotando sempre as voltas e procurando diminuir sempre o tempo, caso as voltas comecem a aumentar, talvez seja hora de descansar um pouco.
Treino de velocidade progressivo:
Comece com 1 volta rápida, 1 devagar, em seguida 2 voltas rápidas, 1 devagar, 3 voltas rápidas, 1 devagar e para fechar 5 voltas rápidas e 1 devagar, relembrando para sempre procurar baixar o tempo, neste treino o piloto consegue impor um ritmo mais parecido com o inicio de uma corrida, onde todos os pilotos ainda estão com “gás” para acelerar forte, definindo assim algumas posições, pois para passar depois vai ser bem mais difícil.
Neste ultimo treino se o piloto tiver um gate, pode aproveitar e já treinar largada junto, passando por todo o processo da corrida.

Treino de curvas:

Geralmente a maior dificuldade dos pilotos de motocross são as curvas, que aparecem sempre uma diferente da outra: com valeta ou sem, curva negativa, sem parede, mais travada ou de alta, sendo onde os pilotos conseguem ganhar mais tempo em relação aos adversários, por isso deve ter atenção especial.
Pode escolher um trecho da pista que seja mais travado com varias curvas, ou se no local tiver uma pista de curvas melhor ainda, comece trabalhando o posicionamento em cima da moto, assim vai conseguir pilotar por mais tempo, mais rápido e sem fazer tanta força. Crie sempre vários traçados para que numa mesma curva possa ter diferentes situações, deixando o treino mais dinâmico. Pode pegar o tempo naquele trecho da pista durante o treino de curvas e conferir durante as baterias de treino se está fazendo com a mesma velocidade.
O treino de curvas o piloto pode treinar com diferentes níveis de intensidade, mais longo e técnico visando melhorar a postura e criar traçados ou curto e forte, se tornando cada vez mais rápido.
curso-motocross
O motocross é um esporte bem complexo onde existem vários outros tipos de treinamentos que podem ser aplicados, onde deve-se levar em consideração os objetivos do piloto, situação da pista, calendário de corridas e até mesmo a disposição do piloto naquele dia, por isso recomendamos que tenha acompanhamento de um profissional e ou realize alguns cursos de pilotagem para que tenha uma evolução mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário