quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como Pilotar sua primeira Moto de Cross em 10 Passos

Se você já pilotou uma moto de rua e vai ter sua primeira experiência com uma moto de cross, não se assuste, talvez as únicas semelhanças sejam você estar em duas rodas e a posição dos controles da moto. De resto, é uma máquina completamente diferente. Portanto, vá devagar e use equipamentos de proteção adequados.

1- Coloque um capacete


Outros equipamentos de proteção devem ser considerados. Principalmente luvas no inicio, mas quando comprar sua moto de cross, já separe uma grana extra para óculos, luvas, colete, joelheira e botas. O capacete deve ser usado a todo o momento mesmo que seja apenas uma voltinha.

2- Se posicione corretamente



Preste atenção em como você senta no banco. 
Como a maioria dos iniciantes, provavelmente seu instinto será sentar demasiadamente para trás. Coloque na sua cabeça e repita com você mesmo: “mais para frente, mais para frente, mais para frente…”

O banco das motos de cross tem uma elevação onde encontra com o tanque de gasolina e é ali que você deve estar sentado. Não se preocupe, você não vai conseguir ir para frente mais do que o aconselhável por causa do tanque.


Coloque ambos os pés nas pedaleiras e tente ficar em pé sem usar o guidão para se levantar. Se você estiver sentado logo acima de seus pés, vai ser fácil levantar. Se você precisar usar o guidão para puxar seu corpo para cima, significa que você esta sentado muito para trás.

3- Sinta como a moto se comporta



Agora que você esta sentado corretamente, comece a pilotar. O objetivo desta primeira volta é saber como a moto se comporta na terra. Se você esta acostumado a pilotar no asfalto, vai achar esquisito, já que o terreno é irregular e a moto vai parecer que esta perdendo o controle algumas vezes. Isto é normal. Se você esta começando, vai sacudir para os lados ainda mais, já que estará pilotando em baixa velocidade. Conforme você alcança maiores velocidades, vai perceber que a frente da moto parece flutuar levemente ao invés de entrar em cada buraco ou sulco no terreno. Se você estiver em uma trilha, estrada de chão ou campo, vá e volte no mesmo trecho por uns 20 minutos. A cada volta, tente ir um pouco mais rápido até sentir que a moto não balança tanto.

4- Use a visão periférica



Conforme você pilota, sem mover sua cabeça ou olhos, tente ver o para-lama dianteiro apenas com a visão periférica. Se conseguir, provavelmente você esteja muito próximo da frente da moto.

5- Domine a aceleração



Quando você acelera, as forças da natureza vão tentar te puxar para trás. Muitos iniciantes sentam-se muito para trás e tentam compensar estas forças puxando o guidão, e é exatamente o que você não deve fazer. Se você esta sentado corretamente, sua cintura deve estar sobre as pedaleiras (ou a frente delas) e seu tronco deve estar levemente inclinado para frente. Nesta posição, você pode compensar as forças que te puxam para trás pressionando para baixo e para trás as pedaleiras, assim como se inclinando ainda mais para frente. Se você esta fazendo isto corretamente, será capaz de tirar a mão esquerda do guidão enquanto acelera e a moto deve continuar em linha reta.

6- Faça trocas suaves e rápidas



Mesmo tendo três itens envolvidos (acelerador, embreagem e trocador), eles não são movimentos independentes. Seu objetivo é tornar os três apenas um movimento, com você simultaneamente acelerando, acionando a embreagem e trocando a marcha. Depois de escolher a marcha, simultaneamente solte a embreagem enquanto abre o acelerador. Treine isto até que você consiga trocar rápido e suavemente as três ultimas marchas.

7- Freie corretamente



Assim como as forças da aceleração vão te puxar para trás, as forças na frenagem vão te jogar para frente. Mais uma vez, o segredo é não transmitir estas forças para o guidão. Se você esta fazendo isso, não esta apenas dificultando usar os controles do guidão, mas vai ter a tendência de enrijecer os braços, o que reduz a capacidade de absorver os buracos. Se você esta sentado corretamente quando freia, o tanque de gasolina vai estar entre suas coxas. Quando você começa a frear, esprema o tanque com suas pernas. Isto vai manter seu corpo na posição correta.

8- Treine trocar marchas e frear


Lembre-se que enquanto você freia, deve reduzir as marchas para que quando parar, possa ser capaz de sair acelerando imediatamente. Treine acelerar até a terceira e quarta marchas e freie até quase parar, sem colocar os pés no chão e repita o processo.

9- Sinta os pneus



Tente sentir quando o pneu esta prestes a travar. Se travar, não aumente a pressão na frenagem. O ideal é que você encontre o ponto de quase travar os pneus.

10- Leitura do terreno





Lembre-se como as condições do terreno afetam a aceleração e frenagem. Por exemplo, se o terreno é muito esburacado, você não vai conseguir frear tão efetivamente quanto com pista plana e vai começar a derrapar. Você tem a opção de segurar a embreagem quando parar, mas não é regra.



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